Fisioterapia em Condições Pediátricas

Fisioterapia em Condições Pediátricas2016-11-12T14:20:55+00:00

Fisioterapia em Condições Pediátricas

“O Fisioterapeuta que intervêm em condições Pediátricas é um profissional de Saúde qualificado com conhecimentos, competências e skills nas áreas do desenvolvimento, prevenção, diagnóstico e tratamento de condições específicas em crianças e jovens adolescentes.”
Paediatric Special Interest Group of the New Zealand Society of Physiotherapists, Inc. (2003)

No 180Fisio vai encontrar um fisioterapeuta que, utilizando uma abordagem individual e personalizada,  envolve a criança e família em todo o processo de prevenção, diagnóstico e reabilitação, com o objectivo major de  melhorar a qualidade de vida da criança, promovendo as suas competências funcionais e , desta forma, optimizando a sua integração social em qualquer contexto.

Em todas as abordagens e tratamentos de condições especificas (quer músculo-esqueléticas, cárdio-respiratórias ou neurolológicas)  reconhecemos a criança como um ser humano em desenvolvimento e não como um adulto miniatura, respeitando todos os seus hábitos, vontades e características individuais.

Fisioterapia Respiratória Pediátrica:

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica é uma especialidade que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório com a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose.

Principais Doenças Tratadas:

• Bronquite:
    inflamação dos brônquios que se manifesta por tosse acompanhada de expectoração.
  • Asma
    doença crônica dos brônquios, caracterizada por crises (aperto no peito), na qual ocorre uma forte contração dos músculos que controlam a abertura e o fechamento dos brônquios.
  • Bronquiolite
    doença viral que normalmente atinge crianças (em particular menores que 2 anos e bebês entre 3 e 6 meses de idade).
  • Pneumonias
    doença infecciosa viral ou bacteriana que afeta os pulmões.
  • Fibrose Cística
    doença hereditária que faz certas glândulas produzirem secreções anormais, resultando disso vários sintomas, os mais importantes afetando o trato digestivo e os pulmões.
  • Doenças neuromusculares
  • Síndromes genéticas

Informação:

Atualmente é cada vez mais frequente, por parte dos médicos, a solicitação desta técnica, principalmente para bebês e crianças. O crescente uso desta técnica deve-se principalmente aos eficientes resultados obtidos proporcionando aos pacientes melhora das trocas gasosas assim facilitando a respiração.

“A crescente incidência de enfermidades respiratórias infantis está ligada em parte a evolução de germes responsáveis pelas infecções respiratórias e ao predomínio de infecções virais sobre as infecções bacterianas, outro aumento esta relacionando a poluição do ar”.